Menus de configuração no Painel de Administração

Tudo o que você sempre quis saber sobre a origem do que chamamos de Diagrama de Linus Pauling.

Quando cheguei na universidade e comecei a ler os livros de química de outros países, fiquei muito surpreso, pois nunca encontrava nosso famoso Diagrama de Linus Pauling. Quando encontrei o livro General Chemistry – Linus Pauling, pensei, agora acho o diagrama: nada! Nem uma linha. Continuei a procura e, no máximo, encontrava em outros livros alguns esquemas semelhantes, porém invertidos: as setas do diagrama eram pra cima e não pra baixo como fomos acostumados. Ao conversar com os professores na universidade eles confirmavam: o diagrama não é do Pauling. E até hoje, os livros de outros países citam o diagrama como um “mnemônico” para não precisar decorar a famosa sequência:
1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d e por aí vai…..
Essa sequência pode ser obtida somando os números quânticos n e l e aplicando uma regrinha, mas o diagrama é muito, muito mais fácil. Consultando livros brasileiros muito antigos, encontramos esse diagrama e o método é descrito como processo das diagonais, mas os livros não citam a fonte.

Depois de muito consultar encontrei o diagrama em livros antigos de química inorgânica, e um deles (Moeller) cita a fonte: Journal Of Chemical Education (JCE), 1947, veja a foto abaixo:

Essa é a origem de nosso diagrama, devia se chamar Diagrama de PAO-FANG YI.

Na edição seguinte, o JCE recebe uma carta de L.M.Simmons, criticando o diagrama, e mostrando uma adaptação para um diagrama já publicado em uma revista de física, veja abaixo:
LMSimmons

Como pudemos ver, fora do Brasil, aqueles que conheciam o diagrama mas não lembravam da origem, não inventaram um nome para ele. Já aqui, disseminou-se o uso de Diagrama de Linus Pauling. Não descobri quem começou esse uso, o fato é que isso foi copiado e ainda hoje é usado, até em questões de vestibulares.
Como gosto muito de história, não vou usar o nome Diagrama de Linus Pauling. Porém, chamar de diagrama de PAO-FANG YI não vai ajudar ninguém, não é mesmo? Mais um nome para vocês memorizarem e que não ajuda nada (talvez por isso inventaram essa mentira, que de tanto ser contada…..).
É isso.

PS.: A internet é uma ferramenta mágica. Assistam o vídeo abaixo.

Aula Linus Pauling

Ele mostra o Linus Pauling dando uma aula (uma graça, de terno e gravata, super elegante e incrivelmente claro em suas explicações). Reparem que ele não usava o tal diagrama. Claro, ele sabia a sequência de cor né?

agosto 1, 2024

24 respostas em "Tudo o que você sempre quis saber sobre a origem do que chamamos de Diagrama de Linus Pauling."

  1. Sempre tive bastante dificuldade com o “Diagrama de Linus Pauling”. Mas, esse vídeo mostra o quão simples esse conhecimento pode se tornar… muito bacana! Estudar a história da Química me ajuda em muito na compreensão de conceitos!
    Por enquanto, estou conseguindo fazer os exercícios, e as experiências em sala também foram fundamentais para este êxito. Valeu, professor!!! (MED SJC)

  2. O apagador daquela época já era melhor do que o do Poliedro! HAHAHA
    Achei bem fácil de entender e também achei que é até mais fácil perceber a ideia dele montando o “diagrama” do jeito como ele fez.
    Gostei bastante da ideia do blog, professor 🙂

  3. Parabéns pelo belíssimo trabalho, professor!

  4. Adorei, professor! A seriedade e o compromisso com a ciencia que voce mostra em aula sao realmente estimulantes! Parabens pelo trabalho.

  5. Muito bom vídeo. Super compreensível e didático. Sem contar no texto bem curioso.

  6. Parabens Ricardo por sua observação sobre o Diagrama de Linus Pauling. Expandi sua afirmação no verbete da Wikipedia, correspondente a este diagrama. Educadamente, devemos chamar a atenção sobre algumas incoerências divulgadas sobre a ciência química, como as palavrras hibridização, impedimento estérico, pontes de hidrogênio, etc.

  7. Interessante! Gosto

  8. Que legal!

    Numa próxima tacada de férias, valeria uma busca na biblioteca do livro didático da USP para ver quais são os mais antigos a apresentar o tal diagrama com o nome do Pauling.
    Mas você já fez todo o trabalho!

    Abraço,

    Zé Otavio

  9. Muito bom! É essa história que conto aos meus alunos no 9o ano e cito VC. Obrigada por compartilhar!!!

  10. O Verbete da Wikipedia em Português foi substancialmente melhorado por um autor, além dos comentários por mim postados. O texto agora expressa bem a validade da terminologia e a utilização em países com língua portuguesa. Vejam:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Linus_Pauling

  11. Nossa, eu passei uma tarde inteira procurando nas revistas empoeiradas da USP para encontrar essas citações. Tirei cópias e guardo-as comigo… hehehe… Obrigado, professor Ricardo. Excelente trabalho.

  12. Para procurar a origem do diagrama, experimente olhar os trabalhos do Princípio de Aufbau tratados por Erwin Madelung, ou por Vsevolod Kletchkowski (esse último, mais conhecido nos países francófonos ou de origem russa).

  13. Obrigado por compartilhar essa informação.
    Queria comentar que eu acho que a Aula do Linus não está mais disponível. Poderia confirmar?

  14. Muito interessante, obrigada!!

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Prof. Calçada – CNPJ: 00.000.000/0001-00. Todos os direitos reservados.
Pular para a barra de ferramentas